Turismo na palma da mão

Cidades brasileiras estão investindo em tecnologia para aprimorar a experiência dos visitantes no turismo local. Trata-se do formato QR Code (código de resposta rápida, em português), por meio do qual o viajante, ao direcionar os aparelhos (celulares ou tablets) a um código de barras, e automaticamente acessa informações, dados, mapas e fotos sobre os principais cartões postais da cidade.

É o caso, por exemplo, de Salvador, onde placas em monumentos da capital baiana conduzem a conteúdo descritivo trilíngue (português, inglês e espanhol). A iniciativa integra o Projeto #Reconectar, desenvolvido pela Fundação Gregório de Mattos.

A lista de locais contemplados proporciona uma verdadeira viagem pela história sotepolitana. A relação inclui o busto do fundador da cidade, Thomé de Souza, na Praça Municipal, reunindo ainda os monumentos a Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé; a Castro Alves, na praça que leva o mesmo nome do poeta, e a Dodô e Osmar, inventores do famoso trio elétrico, nascido no município.

Outra capital que investe na inovação é Florianópolis (SC). O roteiro autoguiado do Centro Histórico, organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas, com apoio da Prefeitura Municipal, envolve 25 pontos. A partir da Catedral Metropolitana, o circuito tem marcações no piso com mosaicos identificados pela figura folclórica do Boi de Mamão. A caminhada, de cerca de três horas, percorre igrejas, museus e praças revelando um rico patrimônio.

São Paulo, um dos principais destinos de turistas do país, também aposta na facilidade para cativar seus visitantes. Na cidade, placas instaladas na frente de monumentos ou diretamente na fachada dos imóveis reúnem informações sobre o local em português, inglês e espanhol. Os dispositivos direcionam usuários a uma página específica de cada local, elaborada pela São Paulo Turismo, contendo dados e curiosidades.

A relação de atrativos envolve pontos emblemáticos, a exemplo da Catedral da Sé, do Edifício Copan, da Estação da Luz, da Galeria do Rock e do Mercado Municipal. O projeto, que faz parte de uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTuris, envolve ainda sinalização para pedestres, que mostram a localização de destinos de interesse turístico próximos à área.

A tecnologia se faz presente ainda em Recife, capital pernambucana. Na cidade, o sistema permite ‘passear’ por símbolos do turismo local, como o Marco Zero, o Cais da Alfândega, o Teatro de Santa Izabel, o Mercado São José e a Ponte Maurício de Nassau. As placas direcionam ao link do projeto Recife Antigo na Palma da Mão, organizado pela Prefeitura Municipal, que reúne dados sobre imóveis, ruas e fatos históricos.

Para utilizar o QR Code, é necessário acessar o App Store (no caso de iPhones e iPads) ou o Google Play (para Androids), buscar um dos aplicativos de leitura do sistema e fazer o download do aplicativo.