São Joaquim é destino para os amantes do frio

Está chegando o inverno e com ele as férias escolares. Com a chegada do frio, cresce a procura pelos destinos de inverno. E um deles é a cidade serra de São Joaquim, em Santa Catarina.

Em São Joquim, o frio é o protagonista. Milhares de pessoas procuram a cidade todos os anos para apreciar as temperaturas típicas de um inverno europeu, com até – 10º C, e, de vem em quando, até neve.

Não espere grandes hotéis e acomodações luxuosas, o que marca São Joaquim é o clima de vila, embora haja bons hotéis para atender todos que buscam a região.

Mas quando o frio pega mesmo, a cidade é tomada pelo Festival de Inverno, com uma programação toda especial para entreter os turistas.  É a época das luvas, cachecóis, conversas em volta das lareiras, visitas às cachoeiras, que chegam a congelar com o frio, do fondue e das bebidas quentes.

Para os amantes de vinho, vale conhecer a vinícola local, a Villa Francioni, que oferece visita guiada com degustação do produto local.

Se quando for comer, alguém lhe oferecer um strudel, torta, bolo ou geléia de maça, não recuse. São Joaquim é famosa por produzir a melhor maçã do país, que são oferecidas ainda em compotas, licores, chás e bombons.

Como chegar:

São Joaquim fica a 230 km de Florianópolis. Pode-se chegar via Aeroporto Internacional de Florinópolis, e de lá pegar um ônibus ou alugar um carro, ou ir ainda pelo Aeroporto Federal de Lages, que fica só a 80 km de São Joaquim.