Holambra abre a Expoflora, o maior festival de flores do país

A cidade de Holambra abre nesta sexta-feira (24) a 37ª Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente no início da primavera.

Holambra é uma antiga colônia holandesa e seu nome é a junção das palavras Holanda, América e Brasil. A cidade mantêm as características, os costumes holandeses e inclusive a culinária, também divulgados durante a Expoflora.

Além da exposição de flores, jardinagens e paisagismos, o evento tem uma série de atrações para os quase 300 mil turistas que visitam a feira: danças típicas holandesas, passeios turísticos, venda de souvenir holandeses, só encontrados em Holambra, como artesanato, moda e decoração e, claro, a gastronomia.

A culinária típica holandesa é muito saborosa e faz sucesso no mundo inteiro. Os restaurantes típicos e as confeitarias oferecem o melhor da gastronomia dos Países Baixos, como o pannekoek (panquecas), eisben (joelho de porco), batata holandesa, o vis holand (peixe holandês) nas versões vis en friet (peixe frito) e zure haring (feito com a sardinha fresca maturada), diny rosti (batata pré-cozida, ralada com bacon e especiarias e recheada com salsichões), festival stamppot (purês típicos acompanhando dois salsichões), stampot wortel (purê de batata com cenouras e carne de porco e molho de cerveja), além dos doces e bolachas, como o poffertjes (minipanquecas doces), speculaas (bolacha feita a partir da mistura de especiarias, com acentuado gosto de canela), stroopwafel (waffel recheado com caramelo de melaço de cana), e vlaai de damasco (waffel recheado com damasco), entre outros. Imperdível!

A ExpoFlora vai até 23 de setembro.

Como chegar:
Siga viagem pela Rodovia Anhanguera até o KM 86 (na placa como Saída 86), siga as placas que indicam Mogi Mirim. Na Rodovia SP-340 (que liga Campinas a Mogi Mirim) haverá placas indicando Holambra.

Atenção ao chegar no KM 141, onde começam as placas indicando quantos quilômetros faltam para chegar a Holambra.